Ola galera sejam bem vindos!

 

comitivas coluna da loraoEstou aqui estreando minha coluna semanal no SNW (Sertanejo Na Web) vou abordar diversos tópicos relacionados a cultura Sertaneja e Country. Para esta estreia escolhi um bate papo sobre as Comitivas, um tema no qual gosto muito e queria dividir resumidamente com vocês.

 

O significado inicial de comitiva seria um grupo de indivíduos que vai atrás da boiada, de um rebanho bovino, os boiadeiros que seguem a boiada, transportando de uma Cidade á outra. Em 1875, deu-se inicio á primeira Comitiva composta de 65 pessoas, liderada e formada por José Antônio Pereira rumo á Campo Grande.

 

Com ao longo dos anos as Comitivas passaram a ser um grupo de amigos que gostam do estilo caipira e sertanejo e se reúnem para curtir as festas de rodeio, festas de padroeiros (as),cavalgadas, eventos culinários dentre outros, na qual não deixam ser esquecidos esse grande significado do nome comitiva,e adotam isso como estilo de vida, além de fortalecerem seus laços de amizade. Este tipo de grupo ajuda a divulgar cada vez mais nosso passado e cultura caipira e tudo que o envolve. No auge nos anos 90/2000 formaram-se varias Comitivas no Estado de SP onde víamos a presença constante e numerosa em muitas casas noturnas e festas destinadas á campanhas Sociais, sim as Comitivas sempre tiveram essa preocupação com a parte Social e promoviam muitos eventos, juntavam-se para fazer as Queimas do Alho (logo abordo esse tópico para vocês) que são comida “tropeira” no qual toda renda eram revertidas ás instituições pré-selecionadas.

 

As comitivas eram formadas acima de 5 pessoas, devidamente “traiadas” com uma camisa Bordada com um logo e nome escolhidos e votados pelos membros, os nomes ate hoje são os mais diversos e curiosos por sinal, alguns ate engraçado justamente para tornar um clima de diversão e alegria. Inclusive fiz parte da fundação e organização da Primeira Comitiva Feminina legalizada em Guarulhos (SP), inclusive nossa Cidade esteve durante anos no topo como a Cidade que tinham mais Comitivas no Estado. Minha Comitiva era a “Só No Laço” composta por 14 mulheres (dava um trabalho kkkk) posso ainda destacar a Comitiva pioneira e mais atuante em Guarulhos, destacada ainda como a mais premiada no Circuito que é a Burro Empacadô. Lembro-me de muitos nomes que se destacavam em festas e eventos (citarei apenas algumas de SP e Guarulhos pois eram as que eu mais  participava e acompanhava as atuações de perto) Boi Soberano, Bebe Ligeiro, Mé Tem Muito (formada apenas de Homens), Cavalo de Fogo, Akiki Nois Bebi, Cavalo de Fogo, Travados e Furiosos (que tb se destava como grupo de dança), Soca Porva, Trem Ki Pula, Comitiva Pé de Pano,Quaty de Milhas, White Horse, Us Gatu Preto, Quase Santas, Corcel Negro, Guento o Coice, La vem Beboom, Cowboys Soberanos, Sentu Reio e Metu Espora, Cavalo Xucro,  Eskulacho, Sento o Reio,  Luar do Sertão, Horizonte Azul, Aki Não e assim por diante (maiores informações na pagina Liga das Comitivas no facebook).

 

 

Cada comitiva tem o seu Estatuto que é devidamente regularizado junto ao cartório e possuem ainda seu corpo administrativo (Presidente, Vice, Secretario e Tesoureiro), a maioria das Comitivas participam das competições de Queima do Alho e para isso cobram uma mensalidade para esse fim (compra de traias para cozinhar, enfeites, transporte e etc). Toda Comitiva escolhia um “padrinho” ou “madrinha” sendo artista ou não que também seria bordado em sua Traia com lugar de Honra na manga direita, algumas realizavam até batizados com festas grandiosas. Muitas Comitivas carregavam patrocínios e apoios de Lojas, Artistas ou empresas que nada tinha a ver com o meio mas contribuíam.

 

 

Em meados de 2015 para cá tem se visto com menos frequência a participação das Comitivas, tornando-se cada vez mais extintas devido a nova cultura que assola nosso País, infelizmente. Por onde andamos sentimos falta e desejamos que essa “moda” volte o mais rápido possível e com força total! Nosso meio Sertanejo esta carente e precisa que os amantes do estilo e apaixonados voltem a atuar como antigamente, não como modinha ou vitrine mas por amor e paixão a nossa tão amada cultura Sertaneja e Country, a verdadeira música Brasileira é denominada “Modão” e é isso que devemos resgatar no nosso dia a dia e em nossas Redes Sociais. Modão é vida, modão é arte e a música de qualidade é o remédio para tudo em nossa vida. Resumindo uma boa Comitiva caminha lado a lado com um bom Modão… meu até breve galera!

 

P.S: Quem quiser pode sugerir meu próximo tópico…

Deixe uma Resposta

Os comentários estão desativados.